Vou abrir um negócio – quais são os procedimentos necessários?

Para abertura de empresa, consulte um bom Contador ou conte com o SEBRAE para uma orientação inicial e saiba o passo a passo para o registro de sua empresa.

Primeiramente, faça uma pesquisa antecipada sobre empresas constituídas com nomes empresariais idênticos ou semelhantes. Essa é uma etapa obrigatória a ser preenchida no site da junta comercial.

Além disso, é importante que você procure a prefeitura local para verificar os critérios de concessão do Alvará de Funcionamento para o exercício da sua atividade no local escolhido.
O registro legal de uma empresa é tirado na Junta Comercial do estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Para as pessoas jurídicas, esse passo é igual à obtenção da Certidão de Nascimento de uma pessoa física. A partir desse registro, a empresa existe oficialmente – o que não significa que ela possa começar a operar.

Veja mais em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/passo-a-passo-para-o-registro-da-sua-empresa,665cef598bb74510VgnVCM1000004c00210aRCRD

Fonte SEBRAE